30.1 C
João Pessoa
sexta-feira, 16 02 2024
#PUBLICIDADE

Irã ameaça Israel e diz que não permitirá a derrota do grupo terrorista Hamas

O grupo terrorista xiita libanês Hezbollah lançou nesta quinta-feira oito ataques contra diferentes alvos militares no norte de Israel, alguns deles simultaneamente. Os combatentes do grupo atacaram seis postos militares e quartéis israelenses, bem como dois grupos de soldados que se reuniram nas proximidades de posições também localizadas nas zonas norte do Estado judeu.

Duas destas ações foram lançadas simultaneamente às 12h15 locais (10h15 GMT) e outras duas foram lançadas novamente às 14h25 (12h25 GMT). O Hezbollah assumiu a responsabilidade por um lançamento de mísseis teleguiados realizado esta tarde contra o posto de Jal al Alam, mas no caso dos restantes ataques do dia limitou-se a dizer que foram realizados com “armas adequadas”, sem especificar quais.

Desde o passado dia 8 de outubro, o Hezbollah e Israel têm estado envolvidos em intensos ataques cruzados através da divisão entre os dois países, um surto que já deixou dezenas de mortos, mais de 300 feridos e quase 26.000 deslocados internos só no lado libanês.

Irã diz que não permitirá que Israel derrote o Hamas

O Irã não permitirá que Israel derrote o Hamas na Faixa de Gaza, escreveu o chefe da Força Expedicionária Quds do Irã numa mensagem ao comandante da ala militar do Hamas. No entanto, o General Esmail Ghaani não chegou a dizer que Teerão se juntará à batalha para resgatar o Hamas.

Em seis semanas de guerra, Israel assumiu em grande parte o controlo do norte da Faixa de Gaza, considerada a base de poder do Hamas, ao mesmo tempo que empurra a maior parte da população civil para a parte sul. Israel prometeu continuar a lutar até que o Hamas seja esmagado.

A guerra foi desencadeada pelo ataque mortal do Hamas, em 7 de outubro, ao sul de Israel.

Ex-oficial de segurança libanês diz que Hezbollah não quer expandir conflito com Israel

Um ex-oficial de segurança libanês que serviu como canal entre os Estados Unidos e o Hezbollah disse na quinta-feira que nesta fase o grupo militante libanês não está interessado em expandir o seu limitado conflito transfronteiriço com Israel.

Abbas Ibrahim, ex-chefe da Segurança Geral do Líbano, disse que enquanto o Hamas puder enfrentar o exército israelense na Faixa de Gaza, “a situação permanecerá no atual nível de tensão” na frente libanesa.

O Hezbollah e as forças israelitas trocaram regularmente mísseis e bombardeamentos, mas evitaram em grande parte matar civis ou tomar outras ações que provocassem uma resposta importante do outro lado.

No entanto, a situação pode piorar inadvertidamente, disse ele. “Se continuarmos com este nível de tensão, isso certamente levará a erros de cálculo e ocorrerá uma guerra.”

Ibrahim disse que autoridades dos EUA transmitiram mensagens através dele ao Hezbollah, instando-o a “não arrastar o Líbano para esta guerra”, inclusive durante uma visita a Beirute na semana passada de Amos Hochstein, um conselheiro sênior do presidente dos EUA, Joe Biden.

O Hezbollah não enviou nenhuma mensagem própria aos Estados Unidos em resposta, disse Ibrahim.

Ibrahim tem servido frequentemente como mediador em questões sensíveis, incluindo a libertação de ocidentais detidos na Síria e as conversações que levaram ao histórico acordo de demarcação da fronteira marítima do ano passado entre o Líbano e Israel. Desde que eclodiu a guerra entre Israel e o Hamas, há seis semanas, ele também participou em conversações sobre a evacuação de cidadãos com dupla nacionalidade de Gaza e sobre a questão das tréguas humanitárias de emergência e da troca de reféns civis detidos em Gaza por prisioneiros palestinos.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas

Mais Lidas