29.1 C
João Pessoa
segunda-feira, 26 02 2024
#PUBLICIDADE

Na Argentina, Milei e Massa encerram campanha diante de forte rejeição e incerteza do resultado

Ministro da Economia e candidato 'anarcocapitalista' se enfrentarão nas urnas no domingo (17), nas eleições mais tensas da Argentina nas últimas décadas e em meio à inflação recorde.

Depois de meses de uma campanha incendiária, os dois candidatos à presidência da Argentina que se enfrentarão nas urnas no próximo domingo (19) encerram suas campanhas.

Em atos na quinta-feira (16), Sergio Massa e Javier Milei centraram discursos em tentar convencer eleitores ainda indecisos, que podem ser determinantes para os resultados diante de um cenário incerto.

A dois dias do segundo turno das eleições, as principais pesquisas de intenção de voto mostram resultados apertados, com empate técnico e uma ligeira vantagem para Milei.

Além da incerteza, os eleitores também irão às urnas sob o clima de medo e raiva, de ambos os lados. Os índices de rejeição dos dois candidatos passa de 50%.

“Estamos diante de uma das campanhas mais agressivas já presenciadas, e a sociedade ficou ainda mais polarizada”, declarou à AFP Paola Zubán, diretora da consultoria ‘Zubán, Córdoba y Asociados’, que prevê um resultado muito apertado. “Será uma eleição voto a voto.”

Sergio Massa segura um leão de pelúcia durante ato de encerramento de campanha em uma escola de Buenos Aires, em 16 de novembro de 2023. — Foto: Ministério da Economia da Argentina via Reuters

Para fechar sua campanha, Sergio Massa optou por uma série de atos em Buenos Aires direcionados a jovens e idosos. Conversou com estudantes de uma escola no centro da capital e visitou uma idosa de 104 anos.

Já Javier Milei, da coligação Liberdade Avança, viajou à província de Córdoba, onde há uma forte oposição ao peronismo e, portanto, ao atual governo.

Lá, o candidato opositor liderou um comício na companhia de Patrícia Bullrich, candidata da direita que terminou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições e, dias depois, declarou apoio a Milei.

O candidato à presidência da Argentina Javier Milei durante ato de encerramento da campanha do 2º turno em Córdoba, na Argentina, em 16 de novembro de 2023. — Foto: Matias Baglietto/ Reuters

Durante a campanha do segundo turno, Javier Milei, o polêmico candidato que se define como “anarcocapitalista” e promete dolarizar a economia, além de ter propostas que diminuem o papel do Estado em áreas como saúde e educação, tentou moderar o tom.

Já Sergio Massa, o candidato peronista, apoiado pelo governo atual, do qual faz parte como titular da pasta da Economia, buscou sair do alvo dos ataques que marcou sua campanha no primeiro turno, principalmente por comandar a pasta da Economia durante uma das crises econômicas mais graves da história recente do país.

No último debate entre os dois candidatos, no domingo (12), especialistas e a imprensa do país indicaram uma vitória clara de Sergio Massa, que adotou um tom mais sóbrio e desafiador, colocando Milei contra a parede e conseguindo desmontar argumentos de seu rival raivoso e sem conseguir concluir seus próprios argumentos.

Mas há dúvida se o debate, uma semana antes do pleito, ainda refletirá nas urnas.

Na quinta-feira (16), horas antes do encerramento oficial da campanha eleitoral, o partido de Milei denunciou na Justiça Eleitoral argentina uma suposta tentativa de fraudar urnas durante o primeiro turno por parte de forças policiais do país e a favor de Sergio Massa.

Na denúncia, encabeçada pela irmã de Milei, a sigla pede medidas cautelares de proteção às urnas, mas, segundo a imprensa local, não apresentou provas da suposta fraude.

Sergio Massa (esquerda) e Javier Milei disputam segundo turno das eleições presidenciais na Argentina neste domingo (18) — Foto: JUAN MABROMATA, Tomas CUESTA / AFP

Com G1

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas

Mais Lidas